Introdução à Computação


 

Aula 1: apresentação


Índice

Objectivos da cadeira
Professores
Bibliografia
Regras de avaliação
Data e local dos exames
Copianço
Programa
Recomendação para os alunos

Descrição e objectivos da cadeira

Esta é uma cadeira de introdução à computação e programação. Nas primeiras duas semanas de aulas iremos dar uma prespectiva global sobre as várias facetas do mundo da computação. Daremos as noções de hardware, software, sistema operativo, linguagens de programação, compiladores, programas de aplicação, a Internet e a sua utilização.

O resto das aulas vai incidir sobre os fundamentos de programação de computadores. Como linguagem de programação iremos usar a linguagem Pascal mas os conceitos que vão aprender aplicam-se a quase todas as linguagens de programação. No final da cadeira os alunos devem saber os fundamentos de programação e devem ser capazes de escrever programas simples. A cadeira não requer conhecimentos prévios na área de informática.

Nos apontes de aula e nas páginas na rede:



Professores



NOME
E-MAIL
HORÁRIO DE DÚVIDAS
Peter Stallinga
pjotr@ualg.pt
2ª e 6a 9:30-11:30 
Ed. 1 - sala 2.68 ou 2.78
João Lima
jlima@ualg.pt
Quarta-feira 16:30-18:30
Quinta-feira 10-12
Ed. 1 - gabinete 2.63

Os alunos devem tirar as suas dúvidas preferencialmente nas aulas. Só se a dúvida persistir é que devem então contactar os docentes no horário acima referido.


Bibliografia



Regras de avaliação (2004-2005)



Data e local dos exames

a anunciar mais tarde.
(salas a anunciar oportunidamente)

Fraude

Quem copiar, deixar copiar, ou fizer qualquer outro tipo de fraude durante os momentos de avaliação, terá zero valores e leva um processo disciplinar para o Conselho Pedagógico.

Programa



Apresentação, descrição e objectivos da cadeira. 
Noções introdutórias sobre computadores: tipos de computadores, componentes de um computador, características de um computador, sistema operativo, linguagens de programação, compiladores, programas de aplicação.
Noções e utilização da Internet. 
Noções básicas de programação: constantes, variáveis, expressões, operadores, instrução de atribuição, instruções de input/output, funções pré-definidas.
Noções de programação estruturada: sequência, selecção, iteração. 
Instruções de selecção: if, if-else, case. 
Instruções de iteração: for loops, while loops, do-while loops, repeat-until loops.
Funções e procedimentos.
Vectores e matrizes: arrays de uma e duas dimensões. 
(Caracteres e cadeias de caracteres.) 
Records e definição de noos tipos de dados.
Noção de algoritmo. Algoritmos de ordenação simples. Algoritmo de pesquisa sequencial e de pesquisa binária.
(Apontadores. Passagem de parâmetros.)
Ficheiros de texto.

Recomendação para os alunos

A programação de computadores não é difícil. Pelo contrário, é uma tarefa relativamente fácil e divertida que envolve apenas meia dúzia de conceitos. No entanto, requer um tipo de raciocínio a que as pessoas normalmente não estão muito habituadas. Como tal, trata-se de uma tarefa que exige bastante prática e por isso recomendo que treinem bastante fora do horário das aulas. Se fizerem isso ao longo do semestre, nem sequer precisam de estudar para os testes e passarão à cadeira com boa nota quase de certeza.

Peter Stallinga. 17 fevereiro 2004