word |
description |
PASCAL |
example |
module |
Sub-programa dentro dum outro programa para fazer uma tarefa específica. |
Procedure
|
Procedure
Square(x:real); |
declaração |
reservar espace para uma variável |
Var |
Var x: real; |
constante |
Define uma constante. Contrario a uma variável o seu valor não pode mudar |
Const |
Const x = 3.0; |
atribuição |
Operação para atribuir um valor a uma variável |
:= |
x := 3.0; |
variável |
Um lugar reservado na memória com o seu nome. Armazena informação dum tipo bem específico. |
|
X, a, abc455, ... |
condição |
qualquer expressão que devolve um valor do tipo Verdadeiro/Falso. Normalmente utilizada para passar para uma outra parte do programa. |
|
if (x < 0)then |
expressão |
Um cálculo que produz um certo valor |
|
3*a + 2*b + c |
instrução |
Instrução ao computador para lhe dizer o que tem que fazer. |
|
a := 2*Sqrt(3.0); |
operador |
Qualquer símbolo que opera sobre valores e produz outros valores. |
|
+, -, *, / |
operando |
Aquilo sobre o qual trabalho um operador |
|
3.0 |
operação |
Um operador mais um operando |
|
3.0 + a |
programa |
Conjunto completo de instruções com um fim bem determinado (software) Oposto ao computador onde o mesmo programa é executado (hardware) |
|
Program Begin ... end. |
Variáveis locais |
variáveis
que só podem ser utilizadas |
|
|
Variáveis globais |
variáveis que podem ser utilizadas em qualquer lugar num programa |
|
|
Âmbito duma variável |
O lugar do programa onde uma variável pode ser utilizada (local ou global) |
|
|
compilador |
Um programa especial que traduz o código dos nossos programas e converte-os para linguagem de máquina. |
|
|
Linguagem de máquina |
Um programa já traduzido que consiste de instruções para o processador (CPU) |
|
|
Saída(output) |
resultados
apresentados pelo computador |
|
|
Entrada(input) |
Dados inseridos num programa (normalmente à partir do teclado ou ficheiro) |
|
|
argumento |
parâmetro
passado a uma função
ou |
|
|
parâmetro |
ver argumento |
|
|
tipo |
tipo de variável, etc. |
|
boolean, integer, word. |
Passar ou saltar (branching) |
decidir qual parte dum programa deve ser executada baseado numa condição |
|
|
memória |
Lugar onde se armazena um programa |
|
|
Como saber mais: ver o dicionário de termos de computação FOLDOC na Internet. |
Seguem-se umas recomendações para programar correctamente:
um mesmo grupo de instruções num mesmo programa.
Faz com que um programa seja mais legível.
Universidade do Algarve, Fevereiro 2003