Programação 1

Aula prática 3



1. printf
 Qual será o output do programa a seguir?

   #include <stdio.h>

   main()
   {
      printf("%d %c %f\n", 65, 65, 65);
   }
 
Resposta:                                                                . 
Agora verifique.



2. Tamanho das variáveis
Em C existe uma instrução (sizeof) que vai-nos dizer o espaço que uma variável ocupa em memória. Hoje vamos usar esta instrução para determinar o tamanho de todas as variáveis que nós conhecemos (veja aula 5).
A instrução sizeof é um exemplo duma função. Ainde não sabemos o que é uma função, mas vamos dar aqui o uso geral de SizeOf:

   sizeof(nome)

retorna o tamanho da variável nome. Para mostrar o resultado, vamos usar printf (aula 5).

printf("%d\n",sizeof(nome));

Escreve um programa que



3. Inicialização
Muda o programa do exercício 2 acima de forma que o programa mostre o valor da cada variável, em vez de mostrar o seu tamanho. As variáveis têm todas valor igual a 0?
Agora faz uma inicialização de cada variável e experimenta outra vez.
Nunca se deve assumir que o valor duma variável é 0.


4. Cálculos
 Qual será o output do programa a seguir?

   #include <stdio.h>

   main()
   {
      unsigned char i, j;
      i = 200;
      j = 2*i;
      printf("2*%d=%d\n", i, j);
   }
 
Resposta:                                                                .

Agora verifica. Elimina o erro.



5. if 1:
Faz um programa que calcule o máximo de 2 números reias. Os 2 números devem ser introduzidos pelo utilizador.

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte (o que aparece em bold é escrito pelo utilizador):
       Introduza um número:
       3
        Introduza outro número:
       8
        O máximo é 8.



6. if 2: nota final
Imagina que a uma dada cadeira, a nota de frequência é obtida da seguinte forma: o trabalho tem peso 25% e o teste tem peso 75%. Faz um programa que calcula a vossa nota de frequência a essa cadeira. Se a nota de frequência for inferior a 9.5, o computador deve imprimir a mensagem: "tem de ir a exame". Caso contrário, imprime a mensagem: "Passaste com x valores".

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:
       Nota do trabalho:
       18
        Nota do teste:
       13
        Passaste com 14.25 valores.



5. if 3: estruturas mais complicadas.
Faz um programa que pede ao utilizador 3 números e escrevo-os no ecrã por ordem crescente:

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:
       Diz um número:
       18
        Diz outro número:
       -4
        Diz outro número:
       5
        Ordem crescente: -4 5 18



6. if 4:
Faz um programa que calcula o valor absoluto (módulo) de um número.

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:

       Diz um número:
       -1
        O valor absoluto de -1 é 1.



Faz um programa que, ao receber o valor da largura e do comprimento de uma figura geométrica, detecta se esta é um quadrado ou um rectângulo.

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:

       Diz a largura:
       7
        Diz o comprimento:
       5
        A figura é um rectângulo.


Faz um programa em C que calcule o salário de um empregado baseado no n.º de horas que trabalhou, e no seu salário por hora (as horas extraordinarias (> 40) são pagas a dobrar).